quinta-feira, julho 02, 2009

Vesúvio

Criaturas desgraçadas arrastam-se sem destino.

Na profundeza da solidão que acolhemos, eu e os meus semelhantes caímos frequentemente no incontornável mistério da nossa ascorosa existência. Não no sentido do início da existência em si, nem mesmo no porquê da existência nestes termos (os que nos caracterizam), mas antes sobre a motivação da continuação desta.

Milhares são os anos de aberrações geradas pela Natureza e desde sempre que estas espécies de falhas existem e se escondem.

As desgraças, as catástrofes, são muitas vezes entendidas como um ponto de equilíbrio. Uma forma sádica de controlar o que de bom prolifera. O restabelecer do nível dos pratos da balança. Afinal, uma excepção que confirme a regra. Uma forma de dar uma passo atrás, para se poder dar dois em frente.

Talvez as criaturas monstruosas possam confortar a sua existência sob o pretexto de dar contraste a quem emana beleza. Talvez possamos encarar o que vemos ao espelho como um oposto necessário. Talvez seja melhor ficarmos entretidos com esta passividade, e não deixar que sobressaia o poder nefasto que a nossa monstruosidade nos faz carregar. Pergunto-me se o Vesúvio vive mais aflito com a ameaça destruidora que a sua existência representa, ou se antes se deprime profundamente pela paisagem morta e horrorosa que tem o poder de gerar.

Não existe beleza nem num nem noutro ponto de vista. Por mais que possamos vasculhar as incertezas da nossa existência, não conseguimos nunca ficar afastados da abominável criação que somos. Então, uns manifestam-se abertamente, numa espécie de grito desesperado por reconhecimento. Outros recolhem-se e preferem esconder-se, renunciando à força a razão da sua existência (qualquer que seja ela).

De qualquer das maneiras, surge repetidamente a interrogação inicial. O que nos poderá fazer continuar? Que destino temos traçado e o que é suposto fazer-se dele? Poder-se-á, por um lado, dar largas às faculdades ascorosas que possuímos, fazer delas uma imagem de marca, e vincá-las o mais possível nos tempos de vida, deixando a sua cicatriz como lembrança; Outros, bem mais parvos, contemplam infinitamente a beleza exterior, admirando-a e sonhando com ela. Para sempre com um infinito nó na garganta, típico da paixão fervorosa pela impossibilidade que vamos criando; Outros resignam-se e resumem-se à Torre que os encarcere. São os que não depositam esperança em mais coisa nenhuma. Estes são os que se sentem calejados. Os que se habituaram a não receber o que quer que seja, e a não se atrever a dar o que quer que seja. Talvez sejam os que já passaram pelos estágios anteriores: os de provocar horror, e os de viver irreversivelmente apaixonados. Serão provavelmente os mais frios e difíceis de mover. Mas sobretudo, são os que adormecem a reconhecer que pequenos gestos, pequenas dádivas - quando oferecidas com a genuinidade que pouco reconhecem noutros seres - deverão ser tratadas com a maior das delicadezas. E devem ser mantidas vivas o mais que se conseguir. Se possível, perpetuar. Não esquecer. Conservar.



Não é só o viver-se surpreendido por se sentir que há quem possa ligar aos que são como nós, mas acima de tudo dar valor às intenções que nos chegam nos momentos certos. Segurar agradecidamente as mãos que se estendem quando nos sentimos ir mais e mais ao fundo. E, nestes últimos meses, nada tem sido mais importante que isso. Nada. E responde-se, por agora, à questão de "o que nos faz continuar". São coisas assim.

Yet, enfim, como o Vesúvio, ter medo que a vontade de se manifestar possa provocar o que não se quer. Porque as nossas manifestações são destas, e justificam muito bem o recolhimento na Torre.

3 Comments:

At 03 julho, 2009 17:17, Blogger film-m k said...

diz muito este teu post. põe questões, mais: cria questões.

depois da forma como criogenizas imagens (risos!) penso na forma de equilíbrio que falas. será que existe porque os seres se dividem em monstros e anjos? ou porque cada um de nós é ao mesmo tempo belo e ascoroso, e se vai manifestando nestas formas opostas segundo as circunstancias em que se vê metido? tenho para mim, que só o inorgânico se mantém fiel às suas características – o ser orgânico a ser fiel, sê-lo-á às circunstâncias, mesmo quando falha (aí será, talvez, porque o "lugar + tempo/momento" não lhe foi favorável)
penso tb na irreversibilidade do vulcão (como ser inorgânico que é) – é da sua natureza ser destruidor, mas ao sê-lo abre espaço para que novas espécies orgânicas se criem e transformem de raiz o terreno desolado por ele criado. mais, a convivência com a proximidade do vulcão permite àqueles que aí habitam reconhecer os sinais, os tremores de terra que antecedem a explosão – os que temem pela vida podem fugir, os que ficam, ficam porque querem vê-la, sabem tb que o espectáculo que se segue será, porventura, dos mais sublimes que poderão presenciar.

e por fim, penso em mãos dadas e e como a imagem delas é uma excelente metáfora ao tal equilíbrio – e de como esta metáfora não permite uma conclusão a um comentário :)
mas tb, Ascy, não serão as histórias abertas as mais bonitas?

beijos inconclusivos
:)

 
At 06 julho, 2009 13:41, Blogger Annabel Lee said...

Este comentário foi removido pelo autor.

 
At 06 julho, 2009 13:48, Blogger Annabel Lee said...

Este comentário foi removido pelo autor.

 

Enviar um comentário

<< Home

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

"Nunca é silêncio vão" [uma celebração muito breve...

Fazer mal

Sometimes I dwell with madness... (dos sons que oi...

Giving up...

Castigo

Benditos os que de mim sentem repulsa (as dark as ...

»»»»»»»»»»»»»»»»» (ou um post à laia de "post dedi...

A puppet waiting (ou o post mais kitsch de semp...

Fala - parece que mente. Cala - parece esquecer...

P.S. #2: Look away... I'm hideous! (ou mais tempos...

 

 

5.15

Albergue dos Danados

Ás de Copas

Blogue dos Marretas

Bomba Inteligente

Bright White Light

Cartas de Amor e Ódio

Casa de Osso

Cianeto Fresquinho

Contemplativa

Crimes Perfeitos

Da Cor do Céu

Dark Side of My Mind

Disparos Acidentais

Duelo ao Sol

E Deus Criou a Mulher

Estranho Amor

Filma-me (que eu deixo)

Gotika

Gotikraal

Idioteque

(In)confessáveis

Life is Killing Me...

Loose Lips Sink Ships

Macabre & Horror

Ninguém Sabe o Que Sabe

Ninharias

Os Mil Martírios de São Sebastião

Os Monstros são Nossos Amigos

O Outro

Páginas Soltas

Peopleware

Pórtico das Trevas

Psiquê

Q&A

Sara Feio

Sem Pénis Nem Inveja

Seta Despedida

She Bangs the Drums

Simplesmente Maria

The Sock Gap

Terras de Gore

Um T1 Debaixo da Ponte

Templo da Estátua Viva

Vinte e Um Gramas

Zee Playground

 

 

 

enojados